We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Isabella Parreira

from mem​ó​rias by aguapé

/

lyrics

A cana era muito alta, e eu me lembro do barulho dela que quando ventava fazia xuaaaah, parecia o mar… eu viajava, achava que eu estava no mar, xuaaaah, xuaaaah. Você imagina, uma casinha no meio do canavial? Só nossa casinha, ninguém via a nossa casinha. Só quando cortava a cana que a gente aparecia. Hoje, eu realmente, nunca mais vi tanto vagalume junto. Nunca ouvi nem ninguém falar. Nessa época não tinha celular, não tinha como tirar foto. Não tinha nada. Eu me lembro que ficou todo mundo mudo. A gente não conseguia nem falar. A gente só conseguia ficar extasiado olhando para aquele tanto de vagalume brilhando e piscando… aaah… dormi com aquilo. Aí teve aquela coisa, é um bom presságio.

Pra criar as abelhas a gente tinha que ser muito cedo.
-Porque?
Pra pegar elas fora. Elas saem cedo pra trabalhar e tem turnos. Então assim, a grande maioria das abelhas saem quando o sol começa a sair. Então quanto mais cedo você chegar lá, tem menos gente em casa. Então você incomoda menos, que a grande parte está fora. Demora um tempo, porque elas percorrem uns 2 km de raio, pra elas voltarem para casa. Então você tem que pegar elas fora de casa. Você não que pegar elas dentro de casa, que aí é picada na certa. Se trabalha com abelha de manhã, e não de tarde, quando elas estão voltando do trabalho, putas da vida. Tem toda uma lógica. Então a gente acordava muito cedo… e as galinhas ficavam embaixo do quarto que eu dormia, o galinheiro (risos) Porque a casa de fazenda normalmente não encosta no chão. Eles fazem uma estrutura, por causa de frio, de umidade. Isso era comum e em baixo dessas casas eles fazem buracos, espaços para colocar lenha, pra guardar coisa, essas coisas de roça mesmo. E às vezes, como era lá, faziam um galinheiro. Então o vão debaixo do meu quarto tinha virado um galinheiro. Então quanto horas da manhã já começava pou, pou, poh (imitando galinha). A falação começava. Aí eu já ficava: ai não, as galinhas já acordaram, daqui a pouco eu tenho que ir.. Porque a gente acordava com as galinhas...literalmente.

Muita planta precisa da abelha, muita, muita,muitas plantas. Muitas plantas que a gente come, todas precisam das abelhas. Milho, arroz, feijão…

Elas dançam, por exemplo, quando uma chega e encontra um plantio de assa-peixe, que elas amam. Elas amam alecrim, elas amam…
-hum mel de alecrim
Mel de assa-peixe, mel de alecrim… é tudo maravilhoso. Aí quando uma tá chegando, ela dá as coordenadas pra outra que vai sair se elas descobrem uma coisa muito rica, elas dão as coordenadas dançando. Eu tenho um livro que mostra as danças, o povo andou estudando, acho que o cara ficava olhando, o dia inteiro. E é uma coisa assim, eu entendo que elas eram matemáticas, como se diz…. Nasceram com isso dentro delas. Elas conseguiam explicar, dançando, era dançando porque parece uma dança. Mas elas estavam mostrando, com base no sol, a latitude e longitude para aquela outra abelha sair e encontrar a plantação, pra ela não ficar perdendo tempo. Então elas falavam, elas falam, elas se comunicam, com posições, faz assim, levanta, aí elas estão falando onde têm de ouro de assa-peixe.
As abelhas são seres estelares, são divinos e elas tem uma importância fenomenal aqui, na Terra, sabe?. Como seres estelares e solares... elas são solares também,elas precisam de sol pra tudo, se não elas se perdem, elas sabem voltar pra casa pela posição do sol, elas sabem passar informações uma para outra pelo sol.
Sei lá o que que foi, e aí as abelhas, e cheiro saiu, né? O negócio é tirar o cheiro. Na hora que você mata abelha ela joga um feromônio de morte, todo bicho solta...o cheiro da morte, né? O cheiro da morte é um cheiro que a gente também solta, mas o cheiro do pavor da morte.. todo bicho solta. E abelha solta um cheiro de segurança inclusive, e ativa todo enxame. Por isso quando a abelha te pica você não pode fazer nada.

credits

from mem​ó​rias, released May 21, 2020

license

tags

about

aguapé Belo Horizonte, Brazil

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ----------
ESCUTA


aguape.bandcamp.com/album/mem-rias


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
... more

contact / help

Contact aguapé

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like aguapé, you may also like: